Aew! Pessoal, tudo certo por ai?
💡 A Fabiane Caliman me fez uma provocação muito legal sobre esse artigo e queria adicionar algumas orientações mais específicas sobre pessoas neurodivergentes:
Estruturar apoio visual ou específico para pessoas com diferentes neurodivergências no ambiente de trabalho é essencial para facilitar a inclusão, a compreensão e o desempenho. Cada condição, como dislexia, discalculia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) ou transtorno bipolar, pode beneficiar-se de adaptações personalizadas.
📌 Dislexia, Discalculia e Disgrafia
Materiais impressos em papel colorido: Textos impressos em papel de cor creme ou azul claro podem reduzir o contraste e ajudar a diminuir a fadiga visual.
Gráficos e diagramas: Apresentar informações através de gráficos, diagramas e infográficos para ajudar na compreensão.
Instruções passo a passo: Fornecer instruções claras e passo a passo para tarefas que envolvam números ou cálculos
Claridade na Comunicação: Certificar-se de que o feedback é direto, utilizando uma linguagem simples e evitando jargões ou expressões complicadas que podem ser mal interpretadas.
📌 TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
Organizadores visuais: Utilizar ferramentas como agendas, planners e aplicativos de gerenciamento de tarefas para ajudar na organização.
Feedback Frequente e Regular: Pessoas com TDAH beneficiam-se de feedback constante e imediato. Isso ajuda a manter o foco nos objetivos e minimiza a procrastinação. Estabelecer check-ins regulares pode ser uma boa prática para garantir alinhamento e progresso contínuo.
Sessões Curtas e Diretas: Mantenha as sessões de feedback breves e focadas. Pessoas com TDAH podem se sentir sobrecarregadas por sessões muito longas, então é crucial ir direto ao ponto e evitar informações desnecessárias que possam desviar a atenção.
Ambiente Controlado: Realizar sessões de feedback em um ambiente livre de distrações. Isso inclui desligar dispositivos eletrônicos que não são necessários durante a sessão e escolher um local tranquilo.
Foco em Soluções Práticas: Inclua no feedback sugestões específicas e acionáveis para melhoria. Pessoas com TDAH frequentemente se beneficiam de orientações concretas sobre como executar mudanças.
Definição de Objetivos Claros e Atingíveis: Ajudar na definição de metas pequenas e realistas, que podem ser monitoradas ao longo do tempo. Isso ajuda a pessoa com TDAH a ver progressos tangíveis e mantém a motivação.
Flexibilidade na Abordagem: Estar aberto a ajustar estratégias de trabalho e feedback conforme necessário, dependendo da resposta do indivíduo ao método atual.
📌 Já no caso do Autismo, gostaria de ser mais específico quanto aos suportes 1 e 2:
Suporte 1: Estratégias de Comunicação e Organização
Comunicação Direta e Literal: Evitar figuras de linguagem, sarcasmos ou expressões idiomáticas que podem ser mal interpretadas. Prefira uma comunicação clara, direta e literal.
Instruções Passo a Passo: Fornecer instruções detalhadas passo a passo para tarefas, preferencialmente por escrito, para que possam ser consultadas a qualquer momento.
Rotinas Previsíveis: Manter uma rotina diária consistente ajuda a reduzir a ansiedade e a incerteza. Tente manter os horários e as responsabilidades tão regulares quanto possível.
Uso de Agendas Visuais: Implementar o uso de agendas ou calendários visuais que mostram claramente as tarefas do dia e mudanças de rotina. Isso pode ajudar na organização e preparação para transições ou mudanças.
Ambiente Estruturado: Criar um espaço de trabalho que seja visualmente organizado, com locais claramente marcados para materiais e pertences pessoais.
Suporte 2: Adaptações Ambientais
Minimização de Estímulos Sensoriais: Oferecer um ambiente de trabalho que considere sensibilidades sensoriais, como luzes indiretas ou a possibilidade de usar fones de ouvido para reduzir ruídos. Algumas pessoas podem preferir espaços com menos estímulos visuais ou auditivos.
Espaços de Descanso: Disponibilizar uma área tranquila onde a pessoa possa se retirar se estiver se sentindo sobrecarregada ou precisar de um tempo para se recompor.
Ferramentas de Comunicação Alternativa: Para pessoas no espectro autista que têm dificuldade com a comunicação verbal, considerar o uso de ferramentas de comunicação alternativa ou suportada.
Flexibilidade no Método de Trabalho: Permitir flexibilidade quanto ao modo de execução das tarefas. Por exemplo, se a pessoa se sente mais confortável com tarefas que requerem atenção aos detalhes e rotinas, essas preferências podem ser incorporadas ao seu papel.
Feedback Estruturado e Regular: Fornecer feedback de forma regular e estruturada, enfatizando aspectos concretos do desempenho e áreas para melhoria. Isso deve ser feito de uma maneira que seja clara e sem ambiguidades.